Home » Curiosidades » O que é um Poliglota?

O que é um Poliglota?

lingua-poliglota

Um poliglota (poli = muitas + glota = língua) é uma pessoa que tem fluência para falar e escrever em vários idiomas.

Quantas línguas se precisa falar para ser poliglota?

É largamente aceito que são poliglotas as pessoas  que são fluentes em 4 ou mais idiomas, incluindo a língua materna. Quem sabe 2 idiomas ganha o título de bilingue e quem sabe 3 idiomas é trilingue.

Existem muitas discussões no nível de habilidade que a pessoa precisa ter no idioma para ser considerada fluente. Certamente não se precisa ter um total domínio de todas as regras gramaticais e uma pronúncia perfeita, igual a um nativo no idioma.

Os poliglotas são raros?

Não, certamente não.

Muito pelo contrário. Em algumas regiões do mundo ser poliglota é muito comum. Isto não é muito difícil de acreditar, tomando como exemplo a grande proximidade que os países europeus tem entre si. É um grande incentivo para que a população aprenda a língua dos seus vizinhos, além do inglês. Vários países do mundo possuem mais de um idioma oficial, podendo existir também vários dialetos.

Há uma velha piada muito conhecida nas comunidades de poliglotas:

“Como se chama uma pessoa que fala muitas línguas?  Poliglota

Três línguas? Trilingue.

Duas línguas? Bilingue.

Uma língua? Americano!”

Quem fez essa piada considera que os americanos (ou os ingleses) são na sua grande maioria monolingues, talvez por não acharem necessário aprender qualquer outra língua. Na minha opinião o Americano na piada poderia ser substituído por Brasileiro. Um estudo do British Council estima que apenas 5% da população brasileira domina o inglês. O estudo não informa sobre os outros idiomas, mas sabendo que o inglês é a principal opção como língua estrangeira, os dados devem ser ainda piores.

7 Responses to O que é um Poliglota?

  1. Haha não sabia dessa piada sobre os americanos, e realmente essa dos brasileiros em relação ao aprendizado de línguas estrangeiras não é surpresa alguma.

    Estamos na luta para correr para longe dessas estatísticas!

    Parabéns pelo trabalho, Marcos. Espero que volte com mais postagens!

    Sucesso

  2. Ótimo artigo, bastante esclarecedor, vou começar a seguir mais esse site!!! Muito Obrigada !!! 😀

  3. Muito boa a matéria, Marcos!
    Mas sobre a piada, é crucial lembrar da diferença dos contextos entre norte americanos e brasileiros. Nossa população tem muito menos acesso a educação, enquanto a nação deles é uma das mais ricas do globo. São monolingues por desinteresse e por cultura, não por falta de acesso.

    Grande abraço!

  4. Sou brasileira já morei nos Estados Unidos e digo com orgulho sou poliglota aprendi no Brasil mesmo falo inglês ,italiano,alemão,francês e espanhol , acho muito bonito pessoas que têm essa determinação assim como eu mesma tive de querer saber vários idiomas !!!! E olha que americano a maioria só fala inglês ,alguns arrastam o espanhol ou francês ! Nosso Brasil tem cultura o problema é que o pessoal não corre atrás pra se aprimorar ou às vezes não tem facilidade ao acesso pra poder aprender !

  5. vivi num mundo hostil e a lingua que começei a aprender foi o latim vernáculo através de minha mãe , que no curso primário antigo ensinavam , mas quem domina o latim dominar as outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*