O que é um Poliglota?

lingua-poliglota

Um poliglota (poli = muitas + glota = língua) é uma pessoa que tem fluência para falar e escrever em vários idiomas.

Quantas línguas se precisa falar para ser poliglota?

É largamente aceito que são poliglotas as pessoas  que são fluentes em 4 ou mais idiomas, incluindo a língua materna. Quem sabe 2 idiomas ganha o título de bilingue e quem sabe 3 idiomas é trilingue.

Existem muitas discussões no nível de habilidade que a pessoa precisa ter no idioma para ser considerada fluente. Certamente não se precisa ter um total domínio de todas as regras gramaticais e uma pronúncia perfeita, igual a um nativo no idioma.

Os poliglotas são raros?

Não, certamente não.

Muito pelo contrário. Em algumas regiões do mundo ser poliglota é muito comum. Isto não é muito difícil de acreditar, tomando como exemplo a grande proximidade que os países europeus tem entre si. É um grande incentivo para que a população aprenda a língua dos seus vizinhos, além do inglês. Vários países do mundo possuem mais de um idioma oficial, podendo existir também vários dialetos.

Há uma velha piada muito conhecida nas comunidades de poliglotas:

“Como se chama uma pessoa que fala muitas línguas?  Poliglota

Três línguas? Trilingue.

Duas línguas? Bilingue.

Uma língua? Americano!”

Quem fez essa piada considera que os americanos (ou os ingleses) são na sua grande maioria monolingues, talvez por não acharem necessário aprender qualquer outra língua. Na minha opinião o Americano na piada poderia ser substituído por Brasileiro. Um estudo do British Council estima que apenas 5% da população brasileira domina o inglês. O estudo não informa sobre os outros idiomas, mas sabendo que o inglês é a principal opção como língua estrangeira, os dados devem ser ainda piores.

15 comentários sobre “O que é um Poliglota?

  1. Haha não sabia dessa piada sobre os americanos, e realmente essa dos brasileiros em relação ao aprendizado de línguas estrangeiras não é surpresa alguma.

    Estamos na luta para correr para longe dessas estatísticas!

    Parabéns pelo trabalho, Marcos. Espero que volte com mais postagens!

    Sucesso

  2. Muito boa a matéria, Marcos!
    Mas sobre a piada, é crucial lembrar da diferença dos contextos entre norte americanos e brasileiros. Nossa população tem muito menos acesso a educação, enquanto a nação deles é uma das mais ricas do globo. São monolingues por desinteresse e por cultura, não por falta de acesso.

    Grande abraço!

  3. Sou brasileira já morei nos Estados Unidos e digo com orgulho sou poliglota aprendi no Brasil mesmo falo inglês ,italiano,alemão,francês e espanhol , acho muito bonito pessoas que têm essa determinação assim como eu mesma tive de querer saber vários idiomas !!!! E olha que americano a maioria só fala inglês ,alguns arrastam o espanhol ou francês ! Nosso Brasil tem cultura o problema é que o pessoal não corre atrás pra se aprimorar ou às vezes não tem facilidade ao acesso pra poder aprender !

    1. Olá Úrsula, bom dia! Meu nome é Luiz Claudio Martins. Sou brasileiro também. Concordo com você em sua colocação. Aproveito para lhe falar que também sou poliglota e me orgulho disso. Tenho bom domínio das línguas que você fala à exceção do francês que comecei a estudar em dezembro/2018. Você pode me ajudar dando alguma dica no estudo da língua francesa? Abraço, Luiz.

  4. Estou aprendendo espanhol, inglés, francés e italiano. Tudo pela Internet a través de vídeos e aplicativos.

    Acordo as 6:00 da manha para estudar. Uma hora de cada idioma. Tem dias que estou muito cansada e estudo so 2, mas o inglés tem que estar sempre até eu ficar fluente.

    Quando conclui-los desejo aprender Libras Mandarim e por último alemao. se eu fizer tudo certinho, no final do ano que vem falarei 8 linguas, incluindo o portugués 8. As latinas estarao fluentes com certeza! e o ingles tambem. Nñ garanto o mandarín e o alemao fluentes, mas básico ao menos!

    A crise económica que me abriu os olhos. Pela Internet se aprende muito! Estou miito feliz.

  5. Bastante útil, dessa piada nao sabia. Devem estudar os africanos, penso que muitos deles sao polivlotas, porque numa so provincia podem existir mais de 4 idiomas e os nativos falarem todo incluindo a lingua oficial.

  6. Obrigado pelo artigo.
    Eu tenho formação em espanhol e inglês e tenho fluência nas duas línguas.
    Então, posso ser considerado trilingue.
    Estou estudando francês e quando me tornar fluente em francês serei um poliglota!!

    Obrigado, Henrique Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *