Introdução ao Anki

Logo Anki

Um filme que assisti e amei quando jovem foi Matrix I (1999) (o único que prestou da trilogia). Além das cenas de ação e efeitos especiais, algo que me deixou fascinado foi como Neo aprendeu a lutar. Conectaram-no ao computador e, tão logo rodaram um programa de aprendizagem, ele já dominava vários estilos de luta. Simples assim! Lamentei muito por não existir uma máquina para que eu pudesse aprender rápido tudo que eu quisesse… Até que um dia eu descobri o software Anki.

Eu sou super fã do Anki, ele me ajudou a aprender muita coisa, mas ainda não consegui virar um super-herói como o Neo. Infelizmente, não basta apertar um botão e o conhecimento é transferido para o nosso cérebro instantaneamente, como no Matrix, mas é o que temos de melhor em eficiência de aprendizado. Anki significa literalmente memorização em japonês e é o software de repetição espaçada (SRS – spaced repetition software) mais completo que existe. Ele tem sido muito utilizado por estudantes de medicina, concurseiros e, principalmente, estudantes de idiomas.

Como o Anki funciona?

Como o nome já diz, o método SRS implementado no Anki nos ajuda a memorizar por meio de revisões espaçadas em tempos que aumentam gradativamente. Isso é porque o SRS agenda as revisões para quando estamos prestes a esquecer, pois é o momento ideal para revisar de forma otimizada, minimizando o número de repetições. Assim, não faremos nem revisões demais nem de menos. Para saber mais a fundo sobre o método SRS, sugiro a leitura do meu artigo específico sobre o tema clicando aqui.

Nos anos de 1980, surgiu o primeiro software a implementar o método SRS, o SuperMemo. Foi o seu criador que introduziu o conceito de um sistema que calcula o tempo ideal de revisão de um material baseado no desempenho do usuário. Apesar do seu algoritmo ser continuamente aprimorado (hoje está em sua versão 18), o SuperMemo é considerado pouco prático e difícil de usar, além de ser pago.

O Anki é bem mais novo. Surgiu no final do anos 2000, mas rapidamente ganhou grande popularidade e se tornou o software SRS com maior destaque. A sua implementação é baseada na 2ª versão do algoritmo do SuperMemo, porém é mais versátil e possui uma maior variedade de recursos, em comparação ao concorrente.

A ideia básica é você estudar como se fosse um cartão de nota, onde na frente você colocar uma pergunta e no verso uma resposta. Para estudar inglês, você pode colocar uma palavra inglesa na frente e a sua tradução no verso.

Cartão de Papel

O Anki permite que tenhamos esses mesmos cartões só que no formato digital. Isto permite que adicionemos mídias como imagens, áudios e vídeos, além do algoritmo que calcula automaticamente o momento ideal de revisão. Então, revisamos os cartões digitais de forma similar. Inicialmente nos é mostrado a frente de um cartão. Pensamos em uma resposta, depois clicamos no botão para então nos ser revelada a resposta correta no verso. Neste momento é necessário avaliarmos se acertamos ou erramos. Existem 4 botões (quando é um cartão para revisão, 3 botões para cartões novos ou sendo aprendidos), cada um vai influenciar no cálculo de quando o cartão nos será reapresentado. Pronto! Foi feita a revisão de um cartão. Entrarei em mais detalhes em um artigo mais a frente.

Exemplo Anki

Vantagens

É claro que existem ainda outros softwares que incorporam o método SRS, por exemplo: Memrise, Clozemaster, Quizlet, etc. Cada um tem os seus pontos fortes e fracos. Abaixo irei apresentar as vantagens do Anki que fazem com que ele se destaque dos demais.

É um Software de Código Aberto

Isso significa que não é somente uma empresa possui os direitos de fazer alterações, explorar comercialmente ou mesmo descontinuá-lo. Quando o código-fonte é aberto, ele está disponível para qualquer um que queira estudar e melhorá-lo, o que reduz drasticamente o custo de desenvolvimento. São muitos os voluntários atuando na sua atualização.

É Grátis 

Uma das grandes razões da popularidade do Anki é por ser totalmente grátis (exceto a versão para iOS) e nem possui anúncios publicitários. Enquanto que as alternativas ou são muito caras, podendo ter custo mensal, ou nos incomodam com anúncios a todo instante. Esta grande vantagem ainda é consequência do Anki ser código aberto.

A Comunidade

Existe uma grande comunidade de usuários e fóruns atuantes. É muito fácil pesquisar e encontrar na internet a solução de qualquer dúvida que você possa ter com o Anki. O YouTube dispõe de muitos vídeos explicativos. Você nunca está na mão!

Está tudo Traduzido para o Português

A comunidade de apoiadores se encarregou de traduzir o programa para o português. Além disso, o manual oficial já está totalmente traduzido.

Pode Instalar em Todos os Seus Dispositivos

Você possui uma grande liberdade de estudar quando e onde for mais prático no momento. Existe versão para Desktop (Windows, Mac, Linux e FreeBSD) e dispositivos móveis (Android e iOS), além da versão Web que pode ser acessada por qualquer dispositivo. Tendo criado a sua conta, todos os dispositivos podem manter-se sincronizados.

Compartilhamento de “Baralhos”

Você pode facilmente exportar e importar “baralhos” (conjunto de cartões digitais de estudo) com os seus amigos. No site oficial possui milhares de baralhos compartilhados para qualquer um baixar e usar. A grande maioria deles é para aprendizagem dos mais diversos idiomas, mas também existe uma grande variedades de outros assuntos como geografia, física, biologia, etc.

Estudar Off-line

Sem acesso à Internet no momento? Não tem problema. Você pode estudar offline e sincronizar os estudos quando estiver conectado novamente. Esta costuma ser uma funcionalidade paga nos programas alternativos.

Altamente Personalizável

Possui muitas opções de configuração para personalizar as preferências de estudos. Para que fique mais adequado ao gosto do usuário, é possível editar e formatar cada cartão usando código HTML, podendo adicionar imagem, áudio e vídeo com um controle preciso de como tudo será mostrado. Além disso, existem vários plugins disponíveis para adicionar recursos que melhorem o processo de criação de baralhos ou estudo/revisão.

Desvantagens

Bom, nem tudo são flores. Já que falei das vantagens, acho justo apontar algumas desvantagens que fazem que alguns prefiram usar uma outra solução (adianto que são mínimas) .

Complicado

Diferente da maioria dos programas comerciais, o Anki é complicado e leva algum tempo para que você tenha familiaridade com todos os seus recursos. Para fazer alterações mais avançadas é necessário entender um pouco de codificação em HTML.

Chato

Devido ao foco em repetições, o processo de estudo pode ser muito tedioso. O Duolingo tenta ser mais interessante transformando a aprendizagem em jogo, o que chamamos de gamification. O Memrise procura misturar mems nos estudos. Na verdade, podemos considerar que seja nossa responsabilidade usar a imaginação para criar cartões atraentes e divertidos.

Solitário

É algo que você faz sozinho. Você está totalmente por conta própria. As plataformas Duolingo e Memrise são quase praticamente redes sociais, você pode incentivar os amigos, comparar desempenho, ranking, conhecer outros estudantes, etc.

Conclusão

Espero que eu tenha conseguido convencê-lo da importância de usar o Anki. Na verdade, você deve estar se perguntando: “Por que eu nunca ouvi falar dele antes?” No próximo artigo, vou lhe ensinar como rapidamente instalar e preparar o Anki para que ele seja aplicado em seus estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *