Home » Alemão, Dicas, Espanhol, Francês, Inglês » Podcasts de Cursos de Línguas

Podcasts de Cursos de Línguas

Podcasts

 

Para ter uma boa compreensão auditiva e boa pronúncia do idioma que você está aprendendo, você precisa ouvir bastante a língua falada. Uma das grandes dificuldades que você pode encontrar é achar materiais de áudio de boa qualidade. Neste artigo vou dar uma dica de como encontrar uma infinidade de materiais de áudio, feitos para quem quer aprender um novo idioma, muitas vezes gravados por nativos deste idioma e, o melhor de tudo, totalmente grátis. Tudo isso é possível, graças ao iTunes e aos podcasts.

 

O que é o iTunes?

iTunes

 

O iTunes é o principal reprodutor de áudio e vídeo da Apple. Com ele, você pode reunir em um só local todas suas músicas e vídeos, além de gerenciar seus podcasts e ouvir rádios on-line. O programa é indispensável para quem tem iPod, iPad ou iPhone, pois é a partir dele que se faz o gerenciamento da mídia; podendo manter todos os aparelhos sincronizados. Dessa forma, você pode ter acesso aos seus arquivos em qualquer lugar.

O iTunes está disponível gratuitamente para download, tanto para Mac quanto para Windows.

 

O que são Podcasts?

Mic

 

O termo “podcast” vem da junção de outros dois termos: iPod (o MP3 player da Apple, o mais famoso do mundo) e broadcast, que significa difusão de informação em massa.

O podcast é a gravação e publicação de áudios ou vídeos pela Internet e os usuários são atualizados via feed RSS (explicação do que é isso). É como se fosse um programa de rádio, mas com a diferença que cada usuário pode personalizar sua programação a assisti-la como e quando bem entender.

Existem podcasts para os mais variados assuntos e interesses, assim como acontecem com os blogs. Os programas podem variar de um minuto até mais de uma hora, dependendo do conteúdo.

A leitura de arquivos RSS, e mais especificamente, feeds RSS de podcasts, pode ser feita por softwares chamados de agregadores, mas a forma mais popular de baixá-los é usando o iTunes, da Apple, que foi um dos grandes responsáveis pela popularização de podcasts mundo afora. Basta você fazer inscrição do podcast que você deseja no iTunes, e assim sempre que houver um novo programa, eles os atualizará automaticamente.

 

Cursos de Línguas

Enfim chegamos na parte que realmente nos interessa.

No iTunes tem uma seção com centenas de cursos de línguas na forma de podcasts totalmente grátis.

Se você ainda não tem o iTunes instalado, baixe o programa clicando aqui e siga as orientações de instalação. Após instalado e aberto, selecione na barra lateral a opção “iTunes Store”, clique na aba “Podcasts” e, finalmente, clique na opção “Cursos de Línguas” (conforme figura abaixo).

 

iTunes - Cursos de Línguas

 

 

Et Voilà a página de Cursos de Línguas.

 

iTunes - Cursos de Línguas

 

iTunes - Cursos de Línguas

 

Se você quer aprender inglês (também conhecidos como cursos ESL – English as Second Language / Inglês como Segunda Língua), você terá vários cursos para poder escolher como:

 

English as a Second Language (ESL)Inglês na Ponta da LínguaInglês OnlineAgora Eu Falo

 

Para quem quer aprender outro idioma, a maioria dos cursos são para falantes de inglês, mas, dependendo do idioma, existe sim cursos para quem só sabe português:

 

Español AuténticoRfi - L’Affaire du coffret: Aprenda francês com uma história de detetiveLet's Speak Italian!Aprender alemão | Deutsche Welle

 

É tanto curso que você pode levar um tempo para descobrir qual tipo de material lhe é mais adequado. Muitos dos cursos são gravados por nativos do idioma a ser aprendido, o que é importante para você adquirir uma boa pronúncia. Dependendo do idioma, existem podcasts para cada nível de fluência, do iniciante ao avançado (os cursos avançados costumam ser dados totalmente na língua aprendida). Cada um dos podcasts possui sua própria maneira de ensinar a língua, alguns focam na gramática, alguns preferem apresentar um diálogo entre pessoas seguido de comentários explicativo. Há também podcasts que são noticiários gravados em uma linguagem simplificada e pausada.

 

Estudo no iPad/iPhone

Para quem possui um iPad ou iPhone basta usar de forma similar o app Podcasts. Com a ajuda do iTunes em seu computador, você manterá todos seus podcasts sincronizados.

 

Podcasts - iPad

Cursos de Línguas - iPad

Considerações Finais

Os podcasts podem ser ricas fontes de aprendizado de línguas, mas acredito que não seja possível ficar fluente somente com eles. Devem ser usados como uma forma de complementar os estudos. Alguns podcasts são melhores que outros; você terá que ouvir vários para ver quais lhe agradam mais. Alguns ainda oferecem um site no qual você poderá baixar transcrições dos áudios e materiais adicionais, muitas vezes mediante a pagamento.

Após estar bem fluente no idioma, será interessante você partir para podcasts de assuntos que você tem interesse, podcasts que não foram feitos para aprender línguas e sim focados para um público nativo. É um ótima forma de se manter informado de temas que lhe interessam e ainda praticar a língua, no se uso mais corrente. Uma dica é mudar o seu país nas configurações do iTunes, assim em suas buscas aparecerão os podcasts mais assistidos pelos nativos.

 

6 Responses to Podcasts de Cursos de Línguas

  1. Olá.

    No aprendizado de um novo idioma o podcast é uma ótima ferramenta. Já escuto muito podcast por gostar e defender a mídia. Tem podcast de tudo. Política, entretenimento, economia e etc. E é claro para aprendizado de idiomas.

    Para ESL gosto de ouvir BBC 6 Minute English e podcastsinenglish.com. Gosto mais do sotaque britânico, mas para quem gosta de sotaque americano há ESLPod já destacado no post e o American English Pronunciation Podcast. São excelentes.

    E para francês, espanhol e alemão há os podcasts da Radio Lingua Network. São cursos sequenciais em podcast com duração em média de 15 a 25 minutos por episódio. Coffee Break French, Coffee Break Spanish e Coffee Break German compõem o Radio Lingua Network. Infelizmente, é necessário saber inglês para tirar proveito. Caso a pessoa esteja disposta a pagar, pode contar com as aulas em PDF. O áudio é gratuito.

    Esses são os podcasts que mais gosto e que tem o foco em ensinar um idioma. Entretanto uma boa opção é buscar podcasts feitos por nativos para nativos. Podcasts com os mais variados temas. Desse modo aprende a linguagem real, o que inclui gírias e expressões.

    • Olá Thiago,
      Você está de parabéns, vejo que você leva muito a sério os seus estudos de inglês. Obrigado pelas ótimas dicas de podcasts, futuramente quero fazer uma lista dos melhores para cada idioma.
      Em outro comentário seu, voce disse que sabe só um pouco de inglês. No entanto, pelos materiais que anda usando para estudar, vejo que está sendo muito humilde. Você já está em um nível avançado. A melhor maneira de progredir neste estágio é conversar com nativos, você pode encontrá-los no iTalki, ótima comunidade para encontrar pessoas para fazer intercâmbio de idiomas (grátis) ou professores (pagos).
      Abraço

      • Olá. Eu entendo bastante por ter assistido muito filme e série. Não gosto muito de dublagem… Então, até desenho eu via legendado. Comecei a estudar com o método Assimil, para aprender mais da língua. A estrutura das sentenças. E o fato da gramática ser explicada dentro dos diálogos e por meio de pequenas notas me atraíram ao método. Tenho uma boa compreensão da língua, mas tinha muita dificuldade em falar.

        Ao mesmo tempo que estudo com o Assimil, tenho feito uma verdadeira imersão no idioma com podcasts, Youtube, filmes, séries e textos.

        E como você falou, tenho procurado conversar com outros em inglês. Gosto do Sharedtalk e Conversation Exchange, mas vou procurar também no iTalki. O meu problema é a timidez.

        Até dezembro de 2014 vou me dedicar exclusivamente ao Inglês. Em janeiro de 2015 vou aprender Francês usando o podcast Coffee Break French, Assimil e LingQ.

        • Oi Thiago,
          É isso mesmo, você está no caminho certo. O nível de inglês que tenho hoje, eu mantenho só com filmes, seriados, livros e textos da Internet em inglês. Eventualmente eu converso com o meu cunhado dos EUA.
          É muito importante vencer sua timidez, pode ser a única coisa que está lhe atrasando.
          Que bom que você está planejando aprender francês. Isso era uma coisa que eu ia sugerir e acabei esquecendo. Você já sabe muito inglês, agora é só ficar aprimorando, não faz mal nenhum iniciar um novo idioma em paralelo.
          Abraço

        • Olá Thiago,
          Apesar de sua postagem já ter um tempinho, achei bem interessante, pois praticamente estou seguindo os mesmos passos que vc no aprendizado da língua francesa, com o Assimil e o Coffee Break French (adoro a Anna e o fato deles serem escoceses), então, se você pudesse, gostaria que contasse como foi a experiência.
          Obrigada e fico no aguardo!

  2. Bem legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*